Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Notícias > Iniciativas

-
15 de Janeiro 2009
Rastreio Ocular Infantil
Cruz Vermelha - Delegação de Sacavém
15-01-2009
Programa Nacional de Rastreio Oftalmológico Infantil

A Cruz Vermelha está a realizar, em todo o país, um rastreio oftalmológico a crianças dos 2 aos 3 anos.

Estiveram na Associação Pomba da Paz, a realizar o rastreio às crianças desta faixa etária. (...)
O objectivo desta iniciativa é detectar precocemente problemas oculares típicos das crianças - estrabismo, miopia, astigmatismo, hipermetropia - e doenças de maior gravidade. Não sendo detectadas e tratadas nestas idades, estas doenças pode provocar danos irreparáveis no desenvolvimento do sistema visual.

Realizado sob a responsabilidade técnica do Hospital da Cruz Vermelha estiveram hoje, dia 15 de Janeiro de 2009 nas várias estruturas (Sede, Espaço Comunitário e Extensão Norte) da Associação Pomba da Paz, para fazer um rastreio ocular às crianças dos 2 aos 3 anos.

O rastreio consiste em dois exames diferentes: fotorrefracção e retinografia. Os exames, são muito simples e adaptados a estas idades, constam de fotografias de cada um dos olhos, não exigem qualquer preparação e não causam qualquer incómodo.

Posteriormente, os médicos oftalmologistas do Hospital da Cruz Vermelha avaliam os exames realizados pelos técnicos e elaboram um relatório, que é enviado aos pais, com indicação das medidas a tomar em caso de necessidade.