Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Livro de reclamações
Notícias > Iniciativas

"As 4 Estações" - Exp. Plástica CATL Março 2010"As 4 Estações" - Exp. Plástica CATL Março 2010"As 4 Estações" - Exp. Plástica CATL Março 2010Visita de Estudo Moinho de Vento da Apelação CATL 2010Visita de Estudo Moinho de Vento da Apelação CATL 2010
Trabalho de expressão plástica
Actividades no período de férias escolares
CATL - Sede
05-04-2010
Durante as Férias da Pascoa na Sala do CATL foram abordados e explorados vários temas e desenvolvidas actividades com as temáticas das Estações do Ano, a alimentação e a Páscoa.
Deixamos o registo de algumas das actividades realizadas pelo grupo de crianças do CATL (SEDE) durante a interrupção lectiva. (ler mais)
Actividades Ludico-Pedagógicas no período de férias escolares:

* CONCURSO DE DESENHO: Expressão Plástica "As 4 Estações"

O grupo de crianças subividiu-se em 4 grupos e cada grupo escolheu uma estação do ano para pintar; no final foram avaliados por um júri, (era constituído por crianças da sala), que escolheu o melhor desenho.




*ACTIVIDADE DE EXPRESSÃO PLÁSTICA "DECORA A TUA ÁRVORE" (participação crianças + famílias)

No Dia da Árvore (21 de Março) foi pedido às crianças que, em conjunto com a sua família, decorassem uma árvore para expormos na entrada da nossa sala, de modo a mostrar a todos que entrem na sala, como as árvores são importantes na nossa vida. Também vamos explorar a nossa horta pedagógica ao longo do mês de Abril, Maio e Junho, plantando algumas árvores de frutos e alguns legumes importantes na nossa alimentação.




*JOGO: "CAÇA AO TESOURO"

Num dos dias de férias, as crianças foram surpreendidas com um jogo que todas elas adoram, a "caça ao tesouro”. As crianças dividiram-se em duas equipas e começaram em busca das pistas espalhadas pela instituição. Em cada prova tiveram que desvendar um enigma para poderem passar para a pista seguinte.
Depois de tantos enigmas conseguiram encontrar o tesouro, que, para alegria das crianças, eram uma caixa cheia de amêndoas e rebuçados.




*JOGO: "VAMOS PROCURAR OS OVOS DA PÁSCOA"




*"RODA DOS ALIMENTOS": Desenho em folha de acetato + retroprojector

A alimentação saudável é uma forma inteligente de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos, escolhidos pela sua qualidade nutricional. Por isso, durante o mês de Março e Abril, a alimentação foi um tema muito falado na sala do Catl. Uma das actividades realizadas com as crianças foi uma história sobre a roda dos alimentos. A actividade começou com a divisão do grupo de crianças em pequenos grupos, e de seguida desenharam uma história numa folha de acetato que projectaram na parede, o que fez a alegria de todas as crianças por ser uma novidade, pois como elas próprias disseram parecia que estavam no cinema.




*VISITAS E BRINCADEIRA NO PARQUE INFANTIL.




*VISITA DE ESTUDO: MUSEU DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SACAVÉM




*VISITA DE ESTUDO: MOINHO DE VENTO (Apelação) - dando continuidade ao tema da Alimentação.

Durante estas férias várias foram os locais que visitamos, um deles foi o Moinho da Apelação. Algumas das crianças já tinham visitado o Moinho mas ainda não tinham passado pela experiência de fazer Pão. Todas as crianças adoraram colocar as mãos na massa, mas gostaram mais de comer o pão feito por eles.