Associação Pomba da PazInstituição Particular de Solidarieadade Social
Livro de reclamações
Notícias > Iniciativas

CARTAZ 2010
2 DE ABRIL 2010
Dia Internacional do Livro Infantil
Actividades, Sugestões, Leituras...
04-04-2010
No dia 2 de Abril comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil, deixamos aqui: sugestões de leitura, de actividades, sites a visitar, etc.
A DGLB assinalou este dia com a publicação de um cartaz AQUI, que será distribuído pelas Bibliotecas Municipais e livrarias; e com o lançamento do novo passatempo E se eu fosse um bicho??? para assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade e o Dia Internacional do Livro Infantil. Saiba como participar AQUI



O cartaz é da autoria de Madalena Matoso, vencedora da 13ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.

Madalena Matoso [Lisboa, 1974]

Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e fez depois uma posgraduação em Design Gráfico Editorial na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Em 1999, cria a empresa Planeta Tangerina especializada em comunicação para crianças e jovens, onde tem desenvolvido projectos de ilustração e de design gráfico em publicações para os mais novos.
Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração 2008 pelas ilustrações do livro Charada da Bicharada com textos de Alice Vieira e duas menções especiais deste mesmo prémio: em 2006, pelas ilustrações de Uma mesa é uma mesa. Será? e, em 2007, pelas de Quando eu nasci, ambos editados pela Planeta Tangerina. O seu livro O meu vizinho é um cão recebeu o Prémio Melhor Ilustração de Livro Infantil do Festival de BD da Amadora 2008.

(Centro de Documentação de Autores Portugueses 09/2009)




Aproveitando o facto de 2010 ser o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB propõe um novo passatempo dedicado a crianças dos 8 aos 12 anos: E se eu fosse um bicho??? Disponibiliza-se igualmente uma lista de títulos, que será actualizada com as sugestões de leitura enviadas pelas Bibliotecas Municipais.

O IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem (tradução) de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano coube à escritora espanhola Eliacer Cansino (Sevilha, 1954) a redacção da mensagem. O cartaz do IBBY é da autoria da ilustradora Noemí Villamuza (Palencia, 1971)."




Passatempo "E se eu fosse um bicho?"

Aproveitando o Dia Internacional do Livro Infantil e o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB lança um Passatempo que procura motivar as crianças para uma pesquisa sobre a variedade dos animais que povoam a terra, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade, a imaginação e a escrita.

Saiba como participar.

Lista de sugestões de leitura de apoio ao passatempo
"E se eu fosse um bicho?"


Para acompanhar o passatempo foi preparada esta lista de sugestões de leitura – que, de alguma forma, se relacionam com animais – para a faixa etária a que o passatempo se destina. Essa lista irá sendo actualizada à medida que as Bibliotecas Municipais nos forem enviando (dsl@dglb.pt) a indicação dos 10 livros sobre animais mais requisitados pelas crianças.




Informação disponível em: http://www.dglb.pt

Documentos